GIMA – GINCANA INTERMUNICIPAL PELO MEIO AMBIENTE

A ideia de criar a GIMA – Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente surgiu depois que, conversando com algumas crianças que moravam na fazenda, percebemos que elas estavam sendo vítimas de bullying. Elas iam para a escola na cidade e eram discriminadas pelas crianças que moravam na Zona Urbana.
 

Para melhorar a integração entre elas, criamos a GIMA que nasceu como uma gincana que promovia diversas atividades que tinham como pano de fundo a cidadania, o respeito e a educação ambiental.
 

Em sua primeira edição em 2008, participaram cerca de 120 crianças de escolas das cidades de Cristais Paulista e Ribeirão Corrente. Com os anos, a GIMA foi crescendo e abrangendo mais municípios da região.
 

Em 2019, a gincana passou por uma reestruturação. Hoje a GIMA é uma feira cultural com duração de quatro dias, que conta atividades esportivas e lúdicas, apresentações teatrais, de dança, contação de história, feira de livro, etc.
 

Em 13 anos de existência, a GIMA já conscientizou mais de 9 mil crianças.
 

Pela primeira vez, em 2020, a gincana não pode ser realizada em virtude da pandemia pelo coronavírus, os organizadores, então, decidiram criar uma nova versão da gincana: a GIMA Digital.
 

Por meio deste novo programa, foram distribuídos mais de 120 aparelhos celulares para as escolas dos municípios de Cristais Paulista, Ribeirão Corrente e Pedregulho, para que os aparelhos fossem cedidos aos alunos mais carentes e que não tinham como acompanhar as aulas que passaram a ser ministradas pela internet.

Labareda_Agropecuaria_Gima 2012.jpg