VIRADA DO TRÂNSITO

ACIDENTE ZERO

Em outubro de 2019, quando estava cursando o Renova BR, uma de nossas tarefas era criar alguma ação para a sociedade civil. Como a violência no trânsito à época e ainda hoje, era um grande problema para a cidade, decidi criar o programa Virada do Trânsito – Acidente Zero, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de seguir as normas de segurança no trânsito na cidade de Franca, que apesar de a cidade ser a 21ª em termos populacionais no Estado de São Paulo, ocupa a 2ª posição no número de óbitos devidos a acidentes.

As batidas de carros ou motos matam cinco vezes mais do que armas de fogo no município. Em 2018, 11 pessoas foram assassinadas em Franca. No mesmo período, os acidentes fizeram 55 vítimas.
 

A virada contou com 24 horas de atividades espalhadas pela cidade nos dias 4 e 5 de outubro de 2019. Mais de 30 entidades e 400 voluntários participaram, impactando mais de 50 mil pessoas.  Com os resultados e as discussões feitas durante a Virada, surgiu a ideia de criar a Associação “Por um trânsito mais seguro”, que reunirá representantes da sociedade civil e de órgãos públicos como a Polícia Militar. A associação, que ainda não saiu do papel, terá a missão de não deixar que as ações iniciadas na Virada caiam no esquecimento.

WhatsApp Image 2020-09-24 at 11.35.17 (1