ICOL – Instituto de Capacitação e Orientação Livre

O Instituto de Capacitação e Orientação Livre – ICOL oferece cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional gratuitos. Desde sua abertura em fevereiro de 2019 até março de 2020, já ofereceu mais de 30 cursos diferentes e atendeu mais de 1,5 mil pessoas.
 

A ideia de criar o ICOL nasceu enquanto eu era secretária de Desenvolvimento de Franca.  Durante os dois anos em que trabalhei na pasta, pude acompanhar de perto as dificuldades de quem busca uma vaga de emprego. Foi pensando em auxiliar essas pessoas que, no final de 2018, decidi fundar o instituto, que é mantido por mim com a participação de voluntários que atuam administrativamente e ministrando aulas.
 

O ICOL oferece cursos rápidos de, no máximo, quatro meses. E é voltado especificamente às demandas do mercado de trabalho aqui na cidade. O instituto funciona na Rua General Carneiro, 2092, no centro de Franca. Mas também oferece um programa que leva os cursos oferecidos em sua sede para associações e entidades em bairros para que as pessoas que moram em regiões distantes também tenham acesso.
 

Hoje o ICOL conta  com convênios firmados com a Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) em Franca, com a Unifran (Universidade de Franca) e com o Uni-FACEF (Centro Universitário de Franca). O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa) também é um importante parceiro.

IMG_7400-min.JPG